sexta-feira, janeiro 22, 2010

Visita de Estudo

A próxima Visita de Estudo será efectuada pela turma do Pré-Escolar, sala C, em conjunto com a turma B do 1.º ano de escolaridade, no dia 4 de Fevereiro.
Os alunos deslocam-se ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, em Lisboa.
O Pavilhão do Conhecimento é um local onde os alunos podem usufruir de uma experiência única e muitas vezes inesquecível. O objectivo é aprender de uma forma divertida e pedagógica, lançar questões e desafios, encontrar explicações e, acima de tudo, descobrir o prazer de compreender a ciência de uma forma divertida.
A saída da escola está prevista para as 8.30h sendo o regresso às 16.00h.

Calendário Escolar

Interrupção do Carnaval:

De 15 a 17 de Fevereiro.

Interrupção da Páscoa:

1.º Ciclo - de 27 de Março a 11 de Abril.
Pré-Escolar - 29 de Março a 5 de Abril.

Final do ano lectivo:

1.º Ciclo - dia 18 de Junho.
Pré-Escolar - dia 5 Julho.

domingo, janeiro 10, 2010

Decoração de Natal

Na escola EB1/JI do Bacelo optámos por substituir as tradicionais estrelas de Natal pela marca das nossas verdadeiras estrelas: as mãos das crianças decalcadas no enorme placar do hall de entrada.
Ainda neste espaço, instalámos uma Árvore de Natal realizada com material reciclado que foi, de acordo com a opinião de quem nos visitou, um enorme sucesso.





Feira do Livro

Numa iniciativa conjunta com a Biblioteca da Escola EB2,3 Conde de Vilalva, realizou-se na Escola EB1/JI do Bacelo a Feira do Livro, tendo contado com uma grande participação dos alunos e encarregados de educação. A feira foi ainda visitada por alunos e colegas de outras escolas que integram o agrupamento. Foi com imenso prazer que os recebemos.
Ao longo de duas semanas, deslocaram-se a esta escola várias pessoas que aceitaram colaborar na iniciativa, efectuando leituras para as diferentes turmas que visitaram a feira.




Exposição da GARE

A escola EB1/JI do Bacelo associou-se à Câmara Municipal de Évora e à GARE, Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, disponibilizando espaço para apresentação da exposição subordinada ao tema "Educação para a Cidadania: Viagens Seguras por Diferentes Culturas", que consta de trabalhos realizados por crianças do 1.º Ciclo em várias escolas da cidade de Évora.


Contactos

Se necessitar comunicar connosco, dispõe dos seguintes contactos:

Telefone do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora: 266 777320

Telefone da Escola EB1/JI do Bacelo: 266709456

Email da Escola EB1/JI do Bacelo: eb1jibacelo@gmail.com


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Realizou-se no dia 18 de Dezembro na escola EB1/JI do Bacelo uma actividade conjunta com crianças portadoras de deficiênia tendo como objectivo sensibilizar a comunidade educativa para esta realidade. A iniciativa partiu dos professores das AEC, tendo recebido todo o apoio dos professores titulares de turma.


Festa de Natal

A Festa de Natal na escola EB1/JI do Bacelo realizou-se no dia dezoito de Dezembro, contando com a participação de alguns professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, no desenvolvimento de um trabalho conjunto com os professores titulares de turma. Após uma hora de total envolvimento dos alunos, do pré-escolar ao 1.º ciclo, realizou-se um lanche onde se serviram as tradicionais fatias de ovos e os bolos com frutos secos, confeccionados na própria escola, numa tentativa de evitar o desperdício de alimentos que por vezes acontece nestas alturas.


Dia Mundial da Alimentação

A escola do Bacelo associou-se à iniciativa de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar; a participação dos encarregados de educação foi um sucesso. Ainda bem para quem precisa!


A Escola

A escola EB1/JI do Bacelo, integrada no Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora, foi inaugurada no ano lectivo de 2009/10. Recebe actualmente 274 alunos do ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo (nove turmas do 1.º Ciclo e três do Pré-Escolar).